Blog da benfeitoria - uma plataforma de crowdfunding diferente

quinta-feira, 22 de março de 2012

6 dicas para se tornar um benfeitor produtivo

Sabe aquela sensação de não estar sendo produtivo após ter feito um monte de coisas ao mesmo tempo, mas sem ter se dedicado a nenhuma delas? Não se sinta isolado. Muitos de nós que trabalhamos no computador passamos por isso. A internet, com suas infinitas abas de um navegador, criou o mito de que somos seres multitarefa. E fica a dúvida: por que preferimos a ilusão de fazer um pouquinho de cada coisa, quando nada de substancial está sendo criado?

Por isso, vamos começar a dar uma série de dicas para você manter o foco e, precisamente, tirar seus projetos benfeitores do papel com efetividade! Vamos começar com 6 dicas primordiais:

1 - Tire da sua frente qualquer distração.

Antes de realizar qualquer tarefa, tenha em mente tudo aquilo que pode te atrapalhar. Para facilitar, separo em três tópicos:

          1.1 - O ambiente de trabalho

Se você trabalhar de casa, avise a toda a família que estará ocupado. Tranque a porta, prepare um fone de ouvido ou faça qualquer coisa que sinalize a sua indisponibilidade no momento. Qualquer interrupção pode acabar com o seu foco e, para recuperá-lo, minutos preciosos serão perdidos. Em um ambiente de trabalho tradicional, há empresas que criam formas de sinalização específicas para seus funcionários avisarem que estão ocupados, focando em algo. Algumas pessoas mais dispersas até trocam de sala. Depois disso, próximo passo:

          1.2 - Sua mesa de trabalho

Prepare a mesa antes de começar a trabalhar. Tire de perto tudo que possa tirar a sua atenção, de forma que a mesa fique limpa e organizada. Os minutos que você dedicará nessa atividade serão recompensados quando nada à sua frente lhe interromper, acredite.

          1.3 - A sua mesa de trabalho digital

Do mesmo jeito que é preciso organizar a mesa de trabalho, também devemos organizar a mesa de trabalho digital (também chamada de desktop). Nosso computador funciona como uma mesa, onde pastas e arquivos estão por toda a parte. E para piorar, há o navegador que permite milhões de abas abertas ao mesmo tempo, o que alimenta o mito do multitarefismo. Assim, quando começar alguma atividade, feche todas as páginas que poderão lhe distrair, principalmente redes sociais e e-mail. Caso você não possa fechá-las, então retire os avisos sonoros.

Depois de tomadas essas precauções, todo o trabalho será facilitado e aprimorado. Como todo hábito, é preciso que isso se repita diariamente, como um ritual. Chegará a um ponto em que você fará isso com tanta naturalidade que até achará estranho se um dia não fizer.


Ter foco: você está fazendo isso errado.


2 - Tenha a "hora do recreio".

Equipes que trabalham com criatividade possuem a tendência de conversarem o tempo todo, para trocarem experiências. Isso é ótimo, mas quando não há um horário certo, pode ser um perigo para a produtividade. Muitas novidades que queremos compartilhar com os amigos podem esperar para serem contadas em outra hora, então combine com a equipe de todos anotarem o que querem falar e estipulem uma "hora do recreio". Vinte minutos, meia hora, depende da equipe, mas esse momento será sagrado para as trocas e reduz a quantidade de interrupções ao longo do dia.

3 - Resolva o urgente pela manhã

Antes de qualquer atividade no dia, levante o que é urgente resolver e se prepare para matar essas pendências ainda pela manhã. Essa estratégia lhe dará fôlego para o resto do dia e uma maior sensação de produtividade, que será refletida na hora de resolver as outras atividades pendentes e melhorar o planejamento futuro.

4 - Tenha reuniões com um viés para a ação

Semanalmente ou quinzenalmente, tenha reuniões de status com toda a equipe, de preferência no começo da semana. Idealmente, elas deverão durar até uma hora, onde todos na equipe compartilham o que precisam fazer, sempre com um viés para ação. Se a equipe conseguir, faça uma reunião no fim da semana ou da quinzena, onde todos também compartilharão o que conseguiram fazer e o que ficou pendente, como uma forma de trocarem aprendizados.

5 - "O que não pode ser resolvido em 3 minutos, não deve ser resolvido em 3 minutos."

Esse é um mantra. Em alguma discussão sobre algum trabalho específico, devemos ter em mente que, o que não pode ser resolvido em 3 minutos, não deve ser resolvido em 3 minutos, com o perigo do assunto se prolongar por muito tempo, gerar stress na equipe e perda de tempo. Quando a equipe perceber que o tema demandará muito papo, marque um outro momento onde todos possam se focar nessa discussão.

6 - Desapegue-se das ideias

É lindo quando temos uma ideia. Ainda mais lindo é quando ela é revolucionária e vai mudar o mundo. Porém, quanto vale uma ideia de 1 milhão de reais, por exemplo? Nada. Ideia valiosa é ideia implementada. E nós que trabalhamos criando novas possibilidades, podemos passar o dia mirabolando, o que é bom, mas perigoso. Tome o controle de suas próprias ideias e desapegue-se sempre que necessário. Ficar preso às boas ideias poderá fazer com que você ande em círculos e não produza nenhuma delas.

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Você tem outros métodos para se manter produtivo? Compartilha com a gente aqui nos comentários!

2 comentários:

  1. Uai... o que aconteceu com o "Indireta"? descobri, gostei, acabou em 2010?

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  2. Olá,
    parabéns pelas boas e importantes ideias...Realmente temos que fazer nossa parte,para que possamos ter um mundo melhor...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

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