Meu cargo na Benfeitoria se chama Pontífice. Não tenho nenhuma pretensão de ser um Papa, mas essa palavra significa "aquele que faz pontes". Buscar captar o que está acontecendo no mundo e, com cuidado, transformar isso em linguagem para apresentar às pessoas. Conectar os pontos. E quando uma conexão espontânea é gerada, não sabemos onde isso pode chegar. Mas chega longe.
Palestra no evento Epicentro, em São Paulo |
Todas as nossas apresentações não são apenas sobre a Benfeitoria. O objetivo é falar sobre o que está por trás da plataforma. O que leva uma pessoa a se engajar? Será que não tomamos parte do nosso mundo porque somos egoístas e preguiçosos ou porque há uma série de barreiras que dificultam o processo de engajamento? O que é uma relação ganha-ganha? E por aí vai. É preciso prestar atenção no sentimento de generosidade que, cada vez mais, as pessoas estão sentindo necessidade em compartilhar, e como isso gera uma nova economia, chamada economia colaborativa, ou wikinomia.
Em mais de um ano de trabalho, já foram dezenas de apresentações para diversos públicos, dos já entusiastas de mobilização social para pessoas que jamais ouviram falar em ferramentas de colaboração pela internet, ou ainda não analisaram o poder das mais famosas, como Youtube e Wikipedia, por exemplo. Mas o resultado é o mesmo, pessoas encantadas e de bem que, através desse estímulo, começam a querer se tornar cada vez mais benfeitoras.
Por isso, não precisamos mais de heróis. É junto que formamos essa liga de pessoas transformadoras, a Liga de Benfeitores. E você, já ouviu alguma apresentação nossa? O que achou? Comenta pra gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário