Blog da benfeitoria - uma plataforma de crowdfunding diferente

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Podem os estudantes redesenharem a própria educação?

A educação é, em essência, uma prática colaborativa. As escolas deveriam proporcionar um ambiente onde a cooperação e a troca fossem as moedas principais da relação humana. Porém, não é isso que vemos na prática. Infelizmente, a escola de hoje em dia preza pela comparação e competição, apenas. Como mudar esse quadro?


Professores, formadores de opinião e políticos sempre se reúnem para discutir esses temas e como solucioná-los, mas os principais afetados por esse problema, os estudantes, não são ouvidos; até agora. Libby Ashton, estudante da Universidade de Michigan e idealizadora do movimento rEDesign Education (redesenhando a educação, em tradução livre), diz que os alunos universitários são a válvula propulsora das mudanças no processo educacional, pois ainda possuem, internalizado, o verdadeiro papel do estudante e se lembram de como se sentiam isolados na época da escola.

Esses alunos também conseguiram uma parceria com o movimento DoSomething.org, para espalhar essa ideia em muitas outras universidades. O DoSomething é um projeto de engajamento estudantil, onde milhões de jovens se juntam em um mesmo ideal: usar suas motivações intrínsecas por um mundo melhor. Além de se inspirar, você pode dar uma força para o movimento no Twitter. Usando a hashtag #rEDesignMyEdu, é possível escrever seus sonhos para uma educação mais integrada.

Podemos usar esse projeto como uma inspiração para a mudança. É quando nos reconhecemos no outro que podemos fazer juntos e mais. Aqui há um vídeo de apresentação do projeto:

Um comentário:

  1. Estou com uma escola (pré-escola até o 5º ano) que trabalha com reelaboração dos currículos a partir da criança, é uma experiência muito bacana!

    ResponderExcluir