Blog da benfeitoria - uma plataforma de crowdfunding diferente

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Exemplo de um benfeitor iluminado

Sam Goldman transformou uma necessidade em demanda para gerar transformação social; ele é um benfeitor. Cresceu na Mauritânia, Paquistão, Peru, Índia, Ruanda e estudou Biologia e Estudos Ambientais no Canadá. Enquanto morava em um vilarejo em Benin, na África, onde a iluminação doméstica é feita com lamparinas à base de querosene, começou a perceber o perigo dessa antiga tecnologia.

Criadores mostrando diversos produtos da d.light design para o mercado indiano.





















Certo dia, o filho de seu vizinho sofreu um acidente com uma dessas lamparinas e ficou com o corpo completamente queimado. Essa situação foi inadmissível, e Goldman começou a procurar alternativas para que isso nunca mais acontecesse. Em uma festa de casamento da região, iluminada com essas lamparinas, faltou combustível e a festa ficou às escuras. Ele tinha uma lanterna portátil consigo, enviada por amigos estadunidenses. Foi então que ele percebeu que tecnologias sustentáveis, como a solar, seriam a solução.

E começou a se dedicar ao design para os mais necessitados. Depois de ser aprovado para um MBA na Universidade de Stanford, entrou no grupo de design para pessoas menos favorecidas, continuando seus estudos. E hoje é diretor da d.light design, empresa responsável em criar soluções de energia e luz ultra portáteis para famílias que não têm acesso a eletricidade e outras formas de energia. A ideia é ajudar a resolver um problema que afeta, segundo Goldman, 1.6 bilhão de pessoas que vivem sem acesso a eletricidade.

No vídeo abaixo (em inglês), ele explica em detalhes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário